Quem sou eu

Minha foto
Sou escritora e uso do artifício de escrever para depurar pensamentos e sonhos. Sou uma leitora apaixonada, curto assistir a filmes e séries e ir ao teatro. Tenho dois livros publicados: "A ilha e a menina" e "Livremente Mara".

quarta-feira, 27 de março de 2013

Como escrever um livro?


Como se escrever um livro? Existe alguma resposta? Apesar de até ter cursos com o tema, escrever é uma coisa particular, que não se ensina, mas se aprende. Cada pessoa vai ter a sua particularidade. Estou lendo um livro agora de Isabel Allende que fala que ela acende velas para chamar os espíritos, coloca toda coleção de livros do Pablo Neruda perto de sua mesa e inicia o seus romances exatamente no dia 8 de janeiro. Ainda estou nos rudimentos do meu ofício e ainda não criei esse tipo de ritual para escrever, mas acho importante se apegar a símbolos, sinais. A arte depende desses amuletos. Ela também fala muito de disciplina, perseverança. Escrever é um trabalho silencioso.

Nesse mesmo livro que se chama Paula, Isabel Allende fala que uma vez foi chamada para dar um curso sobre escrita. Ela então discutiu isso com a sua filha, que, por sua vez a aconselhou falar para os alunos escreverem um livro ruim. Em algum tempo apareceram alguns livros escritos. Não eram ruins no final das contas e alguns alunos daquela época até conseguiram contratos com editoras. Por que começar com a mentalidade de escrever algo ruim? Por que assim você solta as suas amarras, fica livre dos seus próprios julgamentos e solta a sua criatividade.

Escrever é um ato de liberdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário